NOTÍCIAS

Câmeras reforçam segurança no Parque Natural de Niterói

A Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade implantou 13 câmeras no Parque da Cidade e na Praia do Sossego para auxiliar no monitoramento das duas áreas de preservação ambiental, que integram o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit). Os equipamentos, que entraram em operação no dia 20, serão monitorados pelos guardas municipais da Coordenadoria de Meio Ambiente em tempo real, 24 horas por dia.

Instaladas para agilizar atendimentos e auxiliar na fiscalização de possíveis delitos e na preservação ambiental, as câmeras também foram conectadas ao novo sistema de wi-fi, disponível para os visitantes na sede do Parque da Cidade nessa quarta-feira (27).

— Por serem dois locais muito procurados pela paisagem e a possibilidade de praticar esportes e fazer trilhas, temos que ter atenção especial para que moradores e visitantes utilizem o espaço de acordo com os princípios de boas práticas ambientais. Infelizmente, ainda existem pessoas que insistem em depredar ou utilizar esses espaços para outros fins, por isso, optamos por usar as câmeras, para ajudar nessa proteção — explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson.

De acordo com a secretaria, as 13 câmeras contam com alcance de 360 graus, o que permite girá-las para verificação de algum tipo de ocorrência. Os equipamentos registram imagens a até 20 metros. Na Praia do Sossego, as câmeras também contarão com sistema infravermelho, para visualização noturna. Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal que fazem patrulhamento diário nessas áreas relatam que com frequência se deparam com situações como restos de piqueniques deixados em área de mata, guimbas de cigarro que oferecem risco de incêndio e até mesmo tentativas de acampamentos irregulares.

— Nós já tivemos um retorno importante enquanto estávamos fazendo os testes. As imagens da Praia do Sossego auxiliaram na prisão de dois homens que haviam cometido delitos no bairro de Camboinhas. Como os indivíduos foram em direção à Praia do Sossego, foi possível organizar uma ação rápida. Outro benefício será a redução do abandono de animais domésticos no Parque da Cidade, já que as câmeras inibem esse tipo de comportamento — afirma o diretor do Parque da Cidade, Bruno Zambrotti.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo