A manhã desta segunda-feira (10) ficou marcada por um intenso confronto entre policiais e criminosos no Morro do Preventório, em Charitas, Niterói. A Polícia Militar confirmou a operação e divulgou um balanço parcial da ação. Sete suspeitos foram presos, incluindo o criminoso conhecido como “50”. Durante a operação, houve apreensão de quatro fuzis, duas pistolas e grande quantidade de drogas, que ainda será contabilizada.
O comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Leonardo Ribeiro,informou que a operação foi fruto de uma investigação de três meses. Ele detalhou as práticas criminosas dos acusados, que incluem execução de sentenças do tribunal do tráfico.
“Foram três meses de monitoramento de inteligência, durante os quais as lideranças do Comando Vermelho naquela região estavam praticando o tráfico de drogas e, principalmente, executando sentenças do tribunal do tráfico”, disse o coronel.
A ação da PM começou de madrugada, por volta das 2h, e contou com 50 agentes do serviço reservado (P2), do Grupamento de Ações Táticas (GAT), do Destacamento de Polícia Ostensiva do Largo da Batalha e do Grupamento Aeromóvel (GAM). Ela seguiu os protocolos da ADPF 635.
“A operação “contou com um apoio fundamental do grupamento aeronáutico, que, por meio de tecnologia de imagem, permitiu às nossas equipes identificarem a localização dos criminosos”, disse Leonardo Ribeiro.
Após um intenso confronto armado próximo à travessa Quatorze de Abril, foram apreendidos quatro fuzis, duas pistolas, três granadas, 20 carregadores, 199 munições, sete rádios transmissores e um cinto de guarnição tático material. Além disso, foram encontrados 800 invólucros de maconha e 280 pedras de crack.