Vasco perde para o Fortaleza pelo Brasileirão
O Fortaleza venceu o Vasco por 3 a 0 neste sábado (9) em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Arena Castelão, o Fortaleza saiu na frente com gol de Martínez de cabeça. Aos 26 minutos da segunda etapa, Breno Lopes ampliou após jogada rápida de contra-ataque. Nos acréscimos, Renato Kayzer fez o terceiro, dando números finais à partida.
A vitória mantém a invencibilidade do Fortaleza jogando em casa no Brasileirão. Das 17 partidas até aqui, foram 13 vitórias e quatro empates.
Além disso, o resultado mantém o Fortaleza na terceira posição, agora com 63 pontos. O Leão do Pici está a um ponto do Palmeiras e a cinco do líder Botafogo. Já o Vasco estacionou nos 43 pontos na nona posição da tabela.
A partida começou equilibrada, com as duas equipes criando boas oportunidades. Logo aos 12 minutos, o Fortaleza abriu o placar. Tinga avançou pela direita e cruzou para Emmanuel Martínez, que, livre de marcação, cabeceou e balançou as redes. O Vasco tentou reagir rapidamente, buscando chances com chutes de fora da área, principalmente com Emerson Rodríguez e Galdames, mas o goleiro João Ricardo estava atento e fez defesas decisivas.
No final do primeiro tempo, Marinho quase ampliou para o Fortaleza ao receber um passe em profundidade, mas Léo Jardim, goleiro vascaíno, fez uma grande defesa e manteve o placar em 1 a 0 até o intervalo.
Na volta para a segunda etapa, o técnico Rafael Paiva fez alterações na equipe, colocando Rayan e Jair, buscando mais poder ofensivo. Mesmo com maior presença no campo de ataque, o Vasco esbarrou na dificuldade de finalização e em um dia pouco inspirado de seu meio-campo e ataque.
O Fortaleza, por outro lado, continuava mais eficaz nas chegadas ao ataque. Em uma dessas investidas, Breno Lopes marcou em rebote de Léo Jardim, mas o gol foi anulado por impedimento. Na sequência, Hércules quase ampliou após jogada de Emmanuel Martínez, mas Léo Jardim mais uma vez salvou o Vasco.
Nos minutos finais, o Fortaleza aproveitou erros do Vasco para fechar o placar. Paulo Henrique perdeu a bola no meio-campo e pediu toque de mão, mas o Fortaleza seguiu o lance e, em contra-ataque rápido, Breno Lopes marcou o segundo gol, com chute cruzado de perna esquerda. Nos acréscimos, Pochettino achou Renato Kayzer livre na área, e o atacante finalizou sem goleiro, selando a vitória do Fortaleza.
FORTALEZA X VASCO
Local: Castelão (CE)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Assistentes: Bruno Boschilia e Rafael Trombeta
FORTALEZA: João Ricardo, Tinga (Brítez), Kuscevic, Titi e Mancuso; Matheus Rossetto, Hércules (Pochettino) e Emmanuel Martínez; Marinho (Yago Pikachu), Lucero (Renato Kayzer) e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura (Sforza), Mateus Carvalho (Jair) e Galdames (Alex Teixeira); Puma Rodríguez (Coutinho), Emerson Rodríguez (Rayan) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Cartões amarelos: FOR: Matheus Rossetto; VAS: Jair
Gols: Emmanuel Martínez (12’/1ºT), Breno Lopes (33’/2ºT) e Renato Kayzer (46’/2ºT)