A Prefeitura de Niterói promoveu o Niterói Compliance Day, evento voltado à discussão de boas práticas de integridade e governança na administração pública. Com o tema “Integridade em Ação”, o encontro aconteceu no auditório do Caminho Niemeyer e teve transmissão ao vivo pelos canais da Controladoria Geral do Município (CGM) e da Prefeitura no YouTube.
Mais de 140 pessoas, entre servidores públicos, acadêmicos e demais interessados, participaram da programação com o objetivo de debater as boas práticas de integridade e governança na gestão pública municipal. O evento destacou também a relevância do engajamento dos servidores da Prefeitura no programa de integridade do município, enfatizando a participação ativa de todos como um fator crucial para o sucesso da iniciativa.
Foram realizadas palestras sobre temas como a aplicação prática dos planos de integridade; a relação entre integridade e proteção de dados; a atuação das Unidades de Controle Interno Setorial (UCIS) e cultura organizacional. Durante o encontro, a Controladoria Geral do Município compartilhou os resultados alcançados pelo Programa de Integridade Previne Niterói nos anos de 2023 e 2024.
O controlador-geral do município, Anderson Peixoto de Faria, ressaltou a importância da participação ativa de toda a gestão no avanço das ações de integridade. “A CGM é a responsável pela promoção da integridade do município, mas o sucesso desse trabalho depende de um esforço coletivo. O apoio e envolvimento da alta administração e dos demais órgãos e entidades têm sido fundamentais para o sucesso de nossas ações”, destacou Anderson Peixoto de Faria.
A gravação completa do evento está disponível nos canais de YouTube da Controladoria Geral do Município e da Prefeitura de Niterói. Todos os interessados podem acessar os conteúdos e debates.
Previne Niterói – Criado em 2021, o Programa de Integridade Previne Niterói tem como missão disseminar a cultura de integridade nos órgãos e entidades municipais, abrangendo também as Organizações Sociais (OSCs) e empresas contratadas pelo município. Em 2024, o programa foi reconhecido como um dos finalistas do Prêmio “Não Aceito Corrupção”, reforçando sua importância na promoção de boas práticas no serviço público.