A Prefeitura de Niterói realizou mais uma operação contra motos barulhentas, nesta quinta-feira (17), no Barreto. Em 12 ações, 1.638 motos já foram abordadas. A NitTrans comanda a ação que conta ainda com agentes da Secretaria de Ordem Pública, por meio da Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal, do 12° Batalhão da Polícia Militar e do Segurança Presente. As abordagens são de caráter instrutivo, com oportunidade para os condutores trocarem o cano de descarga adulterado.
O presidente da NitTrans, Nelson Godá, reforçou o caráter educativo da ação.
“Temos realizado ações em diversos pontos de Niterói. Nosso objetivo é reduzir o barulho que os canos de descarga adulterados provocam e incomodam tanto a população, desde idosos a pessoas com sensibilidade a sons. Durante a operação, damos a oportunidade para condutores fazerem a troca da peça adulterada e, com isso, evitarem a apreensão da moto”, explicou o presidente.
A ação desta quinta-feira (17) aconteceu na Rua Presidente Craveiro Lopes, no Barreto. Durante duas horas, 163 motocicletas foram fiscalizadas, o que resultou em 17 autuações por infrações diversas. Um condutor realizou a troca do cano de descarga e duas motos foram apreendidas devido à adulteração de característica do veículo.
A blitz contra motos barulhentas tem caráter educativo e reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito. A ação é respaldada pela Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a combater a emissão excessiva de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos. Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som estão sujeitas a uma multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).