A estátua do líder indígena Arariboia, transferida para a frente do Espaço Cultural Correios, no Centro de Niterói, ganhará nova iluminação, com LED.
De acordo com a prefeitura, após ter sido retirado da frente do terminal das barcas, na última quinta, o monumento foi chumbado no novo pedestal, o que impedirá novas mudanças de local no futuro.
A transferência da estátua faz parte do plano de revitalização da região, que já levou à retirada de bancas de jornal e de estacionamentos, além do enterramento de fios.
A estátua de Arariboia foi inaugurada em 1973, na celebração dos 400 anos de Niterói, substituindo um busto que havia sido instalado no local em 1914. Com a mudança de local, a escultura do líder indígena ficou de frente para a Baía de Guanabara.

A mudança de local faz parte de uma série de intervenções para a requalificação do Centro da cidade, o projeto Orla Centro. Na Praça Arariboia, além da mudança do local da estátua, houve a desobstrução e a ampliação do espaço para as laterais norte e sul da estação das barcas, com tratamento paisagístico e áreas de contemplação para a Baía de Guanabara. A prefeitura também anunciou que, neste sábado (12), será inaugurada a expansão do bicicletário da Praça Arariboia, ao lado da estação das barcas. A capacidade passará de 446 para 850 vagas.
A Avenida Amaral Peixoto também receberá iluminação de LED e fiação subterrânea, arborização com espécies de pequeno porte e novo calçamento. A previsão é que toda a obra seja concluída em um ano e meio. As ruas transversais também receberão o mesmo tratamento.