O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, declarou neste sábado (5), durante entrevista coletiva no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, que o estado está em “atenção total” devido às fortes chuvas que atingem a região.
“Dos 470 pontos de monitoramento, não chove em apenas 100. Podemos dizer que está chovendo no estado inteiro”, afirmou o governador. “Estamos com o estado em atenção total.”
Ele também destacou que o solo está completamente encharcado, o que eleva o risco de deslizamentos mesmo com volumes menores de chuva.
Alerta máximo em diversas regiões
As fortes chuvas já provocaram estragos na capital, na Baixada Fluminense, região serrana e também na Costa Verde. Castro pediu que a população siga os alertas da Defesa Civil e respeite as sirenes de emergência.
“Pedir para que a população do Rio de Janeiro continue em atenção total, continue respeitando as sirenes e os avisos das Defesas Civil Estadual e Municipal. Esses eventos climáticos estão cada dia mais fortes”, reforçou.
O governador informou ainda que maquinários para socorro e limpeza foram distribuídos preventivamente em cidades com maior risco desde terça-feira (2). “Assim que a chuva baixar e o risco cessar começa o processo de limpeza das cidades. E agora é uma questão de reforço nas áreas de chuva maior”, garantiu.
A Defesa Civil estadual segue em alerta, e novos temporais podem ocorrer nas próximas horas.