O Flamengo realizou nesta segunda-feira (9) sua eleição para o próximo triênio. Com 1.731 votos, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi eleito Presidente do Clube da Gávea até o fim de 2027. Junto com ele, também foi eleito Flávio Willeman, Vice-Presidente Geral.
A eleição, realizada no Ginásio Hélio Maurício, aconteceu das 8h às 21h e o clima transcorreu com tranquilidade. Três chapas concorreram ao pleito. Pela Chapa 1, Luiz Eduardo Baptista (BAP), pela Chapa 2, Mauricio Gomes de Mattos, e pela Chapa 3, Rodrigo Dunshee de Abranches. Vale destacar que, pela primeira vez na história, os votos foram através de urnas eletrônicas, cedidas pelo TRE-RJ.
Ao todo, 3272 associados adimplentes e aptos a votar compareceram ao clube para exercer seu direito ao voto. Esse foi o recorde de sócios votantes na história do clube,
Confira o número de votos de cada chapa:
Chapa 1 (Bap) – 1.731
Chapa 2 (MGM) – 363
Chapa 3 (Dunshee) – 1.166
Brancos e Nulos – 12.
Quem é Luiz Eduardo Baptista, o Bap
Luiz Eduardo Baptista, mais conhecido como Bap, concorreu na Chapa 1. O advogado de 64 anos é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo a Coluna do Fla, ele também foi superintendente de compras nas Lojas Americanas e Mesbla. Além disso, atuou como presidente da DirecTV e CEO da Sky ao longo de 20 anos.
O início de Bap na vida política do Flamengo começou quando adquiriu o título de Sócio Proprietário do Flamengo, em 2009. Ao longo da sua carreira, colaborou com a gestão de Patrícia Amorim, em 2013, que foi o período que a Sky, empresa que presidia na época, se tornou patrocinadora master do basquete e ajudou na contratação de Zico como diretor técnico de futebol.
O primeiro cargo no Flamengo foi como vice-presidente de Marking do clube na gestão de Eduardo Bandeira de Mello, mas rompeu em 2015. Após derrota nas eleições daquele ano, Bap voltou a ocupar uma nova função oficial no clube em 2018, após a vitória de Rodolfo Landim, quando se tornou vice-presidente de relações externas, mas voltou a deixar o cargo antes do fim da gestão. Já em 2021, tentou a eleição para presidente do Conselho de Administração e venceu com 66 votos como o único candidato do pleito.