Um incêndio atingiu a subestação de Alcântara da concessionária Enel, que fica em São Gonçalo, nesta terça-feira (12). O incidente causou falta de luz no município, em Niterói,São Gonçalo e em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.
Às 16h30, o fogo recomeçou no local, depois de ter sido controlado por volta de 14h.
“Técnicos da distribuidora estão atuando para realizar manobras remotas na rede elétrica e reduzir o número de clientes afetados, bem como realizar os reparos necessários na subestação. A empresa está apurando as causas da ocorrência”, afirma o posicionamento da concessionária.
Não se sabe quando o serviço será normalizado. A prefeitura de Niterói disse que entrou em contato diretamente com a direção de Operações da Enel para exigir uma rápida regularização.
“A Prefeitura considera inaceitável que interrupções no serviço se tornem recorrentes, especialmente em dias de estabilidade climática, sem chuvas ou ventos fortes”, afirma em nota.
Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que a interrupção de energia em diversos pontos da cidade tem causado impactos em serviços municipais.
“Apesar disso, os hospitais e unidades de pronto atendimento seguem funcionando com o suporte de geradores, garantindo o atendimento à população. Já as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e os Módulos do Médico de Família estão enfrentando dificuldades no sistema, mas continuam atendendo os pacientes”, diz a prefeitura.
Niterói poderá ficar sem água
A ocorrência gerou transtornos generalizados, incluindo impactos no abastecimento de água.
A interrupção da energia elétrica também paralisou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, responsável pelo Sistema Imunana-Laranjal, às 14h15. Como resultado, o fornecimento de água nas localidades atendidas pela unidade foi prejudicado.
Técnicos da Cedae acompanham o trabalho da Enel para normalizar o fornecimento de energia e retomar a produção de água. As concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, responsáveis pela distribuição, foram notificadas e estão monitorando a situação.
“Devido a falha no fornecimento de energia elétrica pela concessionária Enel, a operação do Sistema Imunana-Laranjal foi interrompida às 14h15 desta terça-feira (12/11). A Enel já foi acionada, e técnicos da Cedae acompanham a normalização do fornecimento de energia para retomar a produção de água. As concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, responsáveis pela distribuição de água nas áreas atendidas pelo Sistema, foram comunicadas.” informou a Cedae.