O Botafogo tentou, martelou, botou bola na trave, mas não conseguiu superar a retranca e o antijogo do Cuiabá e ficou no 0 a 0 neste sábado (9/11), diante de quase 42 mil torcedores no Estádio Nilton Santos. Com o resultado, o Glorioso viu reduzir a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro-2024 de seis para quatro pontos para o Palmeiras ao fim da 33ª rodada.
O jogo
Como era de se esperar, o Botafogo teve total iniciativa do jogo. O Cuiabá, por sua vez, mesmo precisando da vitória para seguir com alguma chance de evitar o rebaixamento, optou pela cera e contando com a conivência do árbitro Rodrigo José Pereira de Lima.
O primeiro lance de perigo foi dos visitantes, na bola parada. Após cobrança de escanteio, Marllon deu a casquinha no primeiro pau e Marlon Freitas chegou desviando antes que Raylan completasse para o gol. Ainda bem! O Botafogo custou a conseguir de fato alguma jogada mais perigosa, e só foi fazer isso nos minutos finais.
Aos 37 minutos, Vitinho chegou ao fundo e cruzou para trás, Thiago Almada bateu de primeira e Walter fez grande defesa. Depois, aos 40, Savarino cruzou e Igor Jesus cabeceou com muito perigo, para fora. Nos acréscimos, Marlon Freitas arriscou de fora da área e a bola explodiu na trave. E nada de gols no primeiro tempo.
O segundo tempo começou como o primeiro. O Botafogo tinha a bola, mas errava muito na tomada de decisão ou na hora de finalizar. O técnico Artur Jorge foi mexendo, colocando atacantes, mas as chances reais custaram a aparecer. Só aos 28, quando Luiz Henrique chutou com perigo, à esquerda, após corte da zaga do Cuiabá.
Aos 37 minutos, Igor Jesus recebeu em profundidade e rolou para trás, Júnior Santos chegou chutando e Marllon salvou em cima da linha.
Botafogo x Cuiabá
33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 09/11/2024
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Botafogo: John; Vitinho (Eduardo), Bastos, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas, Savarino (Tiquinho Soares) e Thago Almada (Júnior Santos); Luiz Henrique e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon e Bruno Alves; Railan (Jadson), Filipe Augusto (Gabriel), Denilson (Lucas Fernandes) e Ramon; Derik Lacerda (Jonathan Cafu), Clayson (Lucas Mineiro) e Isidro Pitta. Técnico: Bernardo Franco
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa-PE)