ESTADONOTÍCIAS

Programa Segurança Presente ganha 100 novas viaturas

O governador Cláudio Castro entregou, nesta terça-feira (21/05), 100 novas viaturas para o Programa Segurança Presente. Os carros serão utilizados na ampliação da frota, para reforçar o policiamento nas áreas dos encontros do G20, que serão realizados no Rio de Janeiro ao longo do ano. Durante a cerimônia, 83 novos pilotos de drones do Programa Lei Seca foram diplomados.

Com a nova aquisição, o Programa Segurança Presente contará com 805 veículos, entre carros, motos e vans, no patrulhamento diário.

“Tenho orgulho de dizer que, durante minha gestão, triplicamos a quantidade de viaturas do programa Segurança Presente. Assumi o mandato com cerca de 250, e hoje temos 805, com essas novas. Além disso, democratizamos o programa, levando para todas as regiões do estado. O interior, Região Serrana e dos Lagos também contam o policiamento de proximidade que tem salvado vidas”, declarou o governador Cláudio Castro.

Atualmente, o estado do Rio conta com 40 bases do programa, instaladas em 22 municípios. Quase quatro mil profissionais, entre policiais, agentes civis e assistentes sociais realizam o policiamento de proximidade, com a prevenção de pequenos delitos.

Formação de novos pilotos de drones

Durante a entrega das viaturas, o governador ainda entregou o diploma de formação para 83 novos pilotos de drones do Programa Lei Seca. Os pilotos participarão das ações de fiscalização e educação da operação.

Agente PCD da operação Lei Seca desde 2018, Jorge Vinícius de Carvalho, ficou em primeiro lugar no curso de manuseio de drone. Atropelado na calçada por um motorista embriagado, viu no programa um novo recomeço.

“Meus sonhos acabaram indo por outro caminho, mas não terminaram. Hoje faço parte da Operação Lei Seca, que dá um respaldo muito grande contra acidentes no trânsito. Graças ao programa, adquiri independência e recuperei minha vida. O curso de formação para manuseio de drone foi mais um passo dessa independência. Sempre tive vontade de comprar um e agora tenho a oportunidade de trabalhar com o que gosto”, contou o agente.
O Programa Lei Seca também contará com nove novos drones, ainda este ano. Os equipamentos serão utilizados para identificar motoristas que tentam burlar as fiscalizações, usando rotas alternativas ou substituindo condutores para não serem flagrados nos testes de alcoolemia.

Curso de capacitação para Policiais Penais

Durante o evento, também foi anunciado o Curso de Capacitação dos Policiais Penais. Os formandos poderão preencher vagas remanescentes do Programa Segurança Presente – aquelas que não foram ocupadas por policiais militares, por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS).

Os 1.900 policiais penais inscritos passarão por aulas de policiamento de proximidade e de direitos humanos. Os treinamentos serão realizados até o final de junho.

O Segurança Presente já atendeu mais 400 mil pessoas em vulnerabilidade social, localizou cerca de 8 mil foragidos da Justiça e conduziu mais de 57 mil suspeitos às delegacias. Somente na Lapa, área onde o programa começou, foram mais de 90 mil atendimentos à população em situação de rua.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo