BRASILNOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Alegre constrói barricada para conter avanço da água no Guaíba

A Prefeitura de Porto Alegre construiu uma barricada improvisada em frente à Usina do Gasômetro, região central da cidade, para conter o avanço das águas do lago Guaíba. de acordo com o último boletim do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da UFRGS, o nível do lago pode chegar a 5,4 metros entre esta segunda (13) e terça-feira (14) por conta dos níveis dos rios e efeitos do vento. O recorde histórico de 5,33 foi registrado no último dia 5.

O objetivo da operação é evitar que o Guaíba chegue até a casa de bombas 16 do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), desligada desde a última segunda-feira (06) e responsável por drenar os bairros Cidade Baixa e Menino Deus – ambos ainda com registros de alagamentos.

As barreiras têm 1,80 metro e foram montadas com dois andares de sacos de areia. As estrutura estão localizadas na Avenida Presidente João Goulart e na Rua General Salustiano, no Centro da capital.

Além disso, a barricada busca evitar que a água avance até o local onde ficam localizados os carros do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil e voluntários, que seguem atuando nos resgates.

Na manhã desta segunda-feira (13), o nível do Guaíba superou a marca histórica da enchente de 1941 pela segunda vez desde o início das enchentes, conforme medição da Agência Nacional de Águas (ANA). E a água segue subindo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo