NOTÍCIAS

Niterói mantém equipes mobilizadas e segue em estágio de atenção em razão da previsão de mais chuva  

Durante todo o sábado (23), a Prefeitura de Niterói manteve cerca de duas mil pessoas de diversas secretarias trabalhando para minimizar eventuais impactos das chuvas na cidade. As equipes atuaram em ações de prevenção. O Município segue no monitoramento constante de possíveis ocorrências. A Secretaria Municipal de Defesa Civil informa que Niterói segue em estágio de atenção em razão da previsão de chuvas fortes até domingo.

O prefeito Axel Grael percorreu, neste sábado, diversos pontos da cidade acompanhado da secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e do secretário de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, para ver de perto os trabalhos das equipes.

No estado do Rio de Janeiro, em vários municípios, estamos vendo várias ocorrências. Aqui em Niterói, estamos monitorando e acompanhando os dados através do trabalho da nossa equipe de meteorologia, os profissionais da Defesa Civil e os profissionais de cada equipe dos órgãos da Prefeitura que estão trabalhando nos bairros e nas comunidades. Tivemos estiagem com um deslocamento da frente fria mais para o oceano. Mas é importante dizer que ainda há expectativa de chuva e muita umidade. Vamos continuar trabalhando e com nossas equipes em monitoramento constante”, explicou o prefeito Axel Grael.   

O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, destacou que, de acordo com o serviço de Meteorologia, ocorreram alguns pontos com acumulados elevados na cidade.

“A continuidade dessa chuva é um motivo para a gente se preocupar e ficar atento. Estamos com as equipes fazendo as vistorias nas chamadas que chegaram até a Defesa Civil. Pelo painel, temos a demonstração que tivemos 10 vistorias atendidas. Não foram situações graves. Temos equipes na rua para novas demandas. É importante deixar claro que todo cidadão pode nos acionar a qualquer momento pelos nossos canais”, afirmou o secretário de Defesa Civil.   

Até o momento, houve 10 ocorrências de queda de galhos ou árvores. Não há registro de vítimas. A Prefeitura de Niterói mobilizou, de forma preventiva, mais de 2 mil funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais, Emusa e Nittrans, além dos mais de 3 mil voluntários dos Nudecs (Núcleos de Defesa Civil).

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos manteve o serviço de limpeza e desobstrução de bueiros em diversos bairros da cidade e, em alguns pontos, com utilização de Vacall (caminhão de limpeza).

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) continua com equipes emergenciais nas ruas e antecipou a coleta neste sábado. O órgão orienta que os moradores só coloquem o lixo para fora nos dias corretos de coleta, para evitar que as chuvas causem transbordamentos e entupimentos de bueiros.

Os maiores acumulados de chuva em 12 horas foram registrados em Maria Paula (99,0 mm); Várzea das Moças (97,4 mm); Sapê (93,4 mm) e Caramujo (88 mm). 

Em seis horas, os maiores acumulados ocorreram em Maravista (31,6 mm); Maceió (30,6 mm); Sapê (29,8 mm) e Travessa Beltrão (29,8 mm). Os maiores acumulados no período de uma hora foram registrados em Maria Paula (8,6 mm); Morro do Estado (6,6 mm); Travessa Beltrão (6,4 mm) e São Francisco 1 (5,0 mm). 

O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil permanece com o monitoramento 24h. Para domingo (24/03), o tempo seguirá instável em Niterói, com céu encoberto e previsão de chuva fraca a moderada isolada nos períodos da madrugada e da noite e fraca a moderada na manhã/tarde. Os ventos serão fracos a moderados. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Informação – A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O X, antigo Twitter, (https://twitter.com/NiteroiPref) está sendo atualizado com boletins das chuvas. 

Sistema Municipal de Defesa Civil – A Defesa Civil de Niterói tem 154 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 3000 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas, e um radar meteorológico próprio. Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNIT, no ícone sirenes – pontos de apoio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo