NOTÍCIAS

Lula participa da inauguração do Terminal Intermodal Gentileza, no Rio de Janeiro

A cerimônia de inauguração do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), localizado nas imediações da Rodoviária do Rio, na Zona Portuária, reuniu centenas de pessoas, além de autoridades – como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito Eduardo Paes (PSD) -, na tarde desta sexta-feira (23). A abertura oficial do TIG será neste sábado (24), marcando o início da operação gradual da Transbrasil, novo corredor de BRT da cidade.

O Intermodal Gentileza será o maior terminal integrador de transporte público do Rio de Janeiro, conectando o BRT ao VLT e às linhas de ônibus municipais. Também será um dos dois terminais que vão atender o Transbrasil. Com 26 quilômetros de extensão e 18 estações, o corredor expresso conectará Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio, passando por 18 bairros e com previsão para transportar 250 mil pessoas por dia até 2030.

Com a casa cheia, Paes comentou a importância do terminal para a população:

“Estamos inaugurando o coração do transporte do Rio, na entrada do centro da cidade do Rio, o centro da metrópole, para a gente atender o povo. Aqui vão funcionar todos os modais de transporte, BRT, VLT e ônibus, para mudar a vida das pessoas. A gente estava agora com a dona Andréia, que mora no Irajá e vem muito ao centro da cidade. A vida dela vai deixar de ser uma viagem de duas horas para ser uma viagem de 20/25 minutos. Ela se cansava mais indo e voltando do que trabalhando. […] E eu queria terminar dizendo que essa obra foi feita para integrar a região metropolitana do Rio. Tem um montão de gente na baixada de Nova Iguaçu, Caxias, Belford Roxo , que estão contemplados nesta obra”.

Lula reforçou ainda que a população, a partir da inauguração, terá mais tempo de qualidade no deslocamento de cada até o trabalho: “O povo não pode esperar um transporte vagabundo que leva 3h/3h30 pra chegar ao trabalho. Esse terminal tem transportes múltiplos. O malandro que chega em casa tarde dizendo que demorou por causa do ônibus, agora parou, não vai ter mais isso, porque vão ser apenas 25 minutos”, destacou.

O Terminal

Quando estiver em plena operação, o TIG permitirá que os passageiros cariocas possam acessar, dentro do terminal, o novo BRT Transbrasil, além de duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o terminal ao Aeroporto Santos Dumont e às Barcas. Dentro do TIG, os usuários do novo corredor também poderão se conectar a 14 linhas de ônibus municipais, sendo cinco delas já neste sábado (24) e outras cinco a partir de 16 de março.

Também a partir deste sábado, será possível acessar uma linha de VLT dentro do TIG. Ela dará acesso a pontos como o Aeroporto Santos Dumont, a Avenida Rio Branco, a Praça Mauá ou a Orla Conde.

Transbrasil

Este é o quarto corredor de BRT a ser inaugurado na cidade, ampliando o sistema de transporte, que já opera com Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. A abertura do Transbrasil será em etapas:

Fase 1 (24/2 até 30/3):

Terá os ônibus articulados circulando no trecho entre o bairro da Penha e o TIG no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e tempo de percurso de 20 minutos. O preço da passagem (R$ 4,30) será o mesmo cobrado em todos os modais municipais.

Os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza

Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, entrará em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos.

O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os ônibus terão bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa será de R$ 15, e a passagem poderá ser paga com Jaé ou Riocard.

Fase 2 (a partir de 30/3):

A partir de 30 de março, o BRT Transbrasil começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário mais ampliado, das 10h às 15h. Também nesta data, será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores.

Já a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana. Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.

Linhas de ônibus municipais

Das 14 linhas de ônibus municipais previstas para operar dentro do TIG, cinco delas, que tinham como destino o entorno da rodoviária, já estarão operando no local neste sábado. São elas:

  1. Linha 104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
  2. Linha 133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
  3. Linha 301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
  4. Linha 302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
  5. Linha 353 (Praça Seca – Terminal Gentileza)

A partir de 16 de março, outras cinco linhas municipais passam a operar no TIG. São elas:

  1. Linha 108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo