ECONOMIA & NEGÓCIOS

BC confirma chegada de PIX por aproximação

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram nesta quinta-feira (4/7) novas regras que vão permitir o pagamento por aproximação com o Pix. As medidas também criam a possibilidade de usar o meio de pagamento na internet, sem sair do ambiente de compras online.

As novidades devem estar disponíveis a partir de fevereiro de 2025. Neste mês, contudo, o BC deve publicar normas detalhadas sobre como as instituições financeiras devem viabilizar a criação desses serviços. A previsão é que, em novembro, as novas funcionalidades comecem a ser testadas.

O Pix por aproximação, segundo o BC, resultará de novas regras que serão adotadas no Open Finance. Esse sistema possibilita que as informações bancárias e a movimentação da conta de uma pessoa sejam compartilhadas entre diversas instituições financeiras. A meta é que essas “finanças abertas” aumentem a concorrência entre os bancos em busca de clientes, o que pode resultar em vantagens para os consumidores.

De acordo com nota divulgada pelo BC, as regras ampliam o escopo de instituições que participam do ecossistema do Open Finance, abrangendo instituições financeiras que são relevantes em segmentos, como investimento e operações de câmbio. Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo mecanismo vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo