NITERÓI

Obras da nova Maternidade Alzira Reis avançam em Charitas

As gestantes de Niterói terão uma nova maternidade pública à disposição em breve. As obras na Maternidade Municipal Alzira Reis, uma referência em parto humanizado em Niterói, estão avançadas e devem ser finalizadas até o fim do ano. Nesta quinta-feira (20), o prefeito Axel Grael, ao lado da secretária Municipal de Saúde, Anamaria Schneider, acompanhou uma vistoria na unidade em Charitas. Além de aumentar a capacidade de atendimento no local em 30%, a maternidade ganhará uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, espaços de acolhimento e outras melhorias.

“A obra está bem diferente da última vez que eu vim aqui. Já estamos na reta final de preparação desta grande unidade de saúde aqui de Niterói. É um hospital grande, um hospital muito bem montado, que está praticamente sendo refeito agora por essa obra. Até o fim do ano nós vamos estar com essa obra concluída, entregando para a Secretaria Municipal de Saúde para que a gente retome as atividades aqui da maternidade com os cuidados que as mães e os recém nascidos de nossa cidade merecem”, afirma o prefeito Axel Grael.

Na ala de internação, cinco novos espaços serão destinados aos procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto, incluindo áreas específicas para acompanhantes e atividades de apoio ao aleitamento, todos adaptados às normas de acessibilidade. Também será criada uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, além de ambientes para acolher gestantes, com salas equipadas para exames como ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas, leitos de observação, e espaços planejados para o conforto dos acompanhantes e apoio ao aleitamento. O parto humanizado praticado na maternidade envolve o cuidado integral à mulher em todas as fases. O objetivo é proporcionar uma experiência segura e acolhedora.

A secretária Municipal de Saúde, Anamaria Schneider, diz que a nova unidade vai permitir um atendimento de excelência para as gestantes, seus filhos e familiares.

“A obra está em andamento dentro do prazo do cronograma previsto. Será uma maternidade com estrutura totalmente nova, totalmente diferenciada, leitos de pré-parto, alojamento conjunto, salas totalmente novas, centro cirúrgico totalmente novo, espaços para gestantes caminharem antes do prazo, varanda, banheira, enfim, uma obra muito diferenciada de elevada qualidade para melhorar a assistência ao parto das mulheres que parem em Niterói”, destaca Anamaria Schneider.

Outro destaque da reestruturação da Maternidade é o compromisso com a sustentabilidade, incluindo aquecimento solar, elevadores eficientes, iluminação natural com sensores de presença, reuso de água da chuva, acessibilidade visual, além de telhados e paredes verdes. O investimento do Município na obra é de cerca de R$20 milhões. Enquanto as obras estão em andamento, as pacientes da Maternidade Municipal Alzira Reis estão sendo acolhidas temporariamente no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo