NITERÓI

Orgulho Autista em Jurujuba recebeu apoio de personalidades

Com a palavra de ordem “Lugar de autista é onde ele quiser”, mães e pais de autistas participaram, no sábado (15/06), da 1ª Caminhada do Orgulho Autista em Jurujuba. A iniciativa teve como objetivo ampliar a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na semana do Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18/06.

O evento teve início no Centro de Artes e Esportes Unificado Ismael Silva (CEU-Jurujuba) e seguiu até o ponto final do ônibus 33, ônibus do bairro. Diversas personalidades do município, incluindo produtores e gestores, participaram da caminhada.

Para a atriz e produtora cultural Gabriela Linhares, é essencial pensar nas pessoas que muitas vezes são invisibilizadas pela sociedade. “Elas estão à margem de nossa sociedade, e através da educação e da cultura podemos integrá-las e dar-lhes acesso, não só aos locais de educação e cultura, mas também incentivando a própria produção cultural. São crianças extremamente sensíveis que já têm dentro delas a arte. Vamos pensar na arte feita por crianças atípicas. Elas estão aqui para nos ensinar. Ensinar a parar, a nos escutar e a sentir”, afirmou Gabriela.

Criado em 2005 pela organização “Aspies for Freedom”, o Dia Mundial do Orgulho Autista é uma oportunidade para celebrar a neurodiversidade e valorizar as diferenças. A neurodiversidade se refere às variações naturais no cérebro humano de cada indivíduo em relação à sociabilidade, aprendizagem, atenção, humor e outras funções cognitivas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo